Oásis O Que é?

O Oásis é uma Associação Beneficente sem fins lucrativos que se dedica a assistência de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, em vulnerabilidade social. Através de diversas oficinas ministradas, é dado a oportunidade do desenvolvimento social e cultural de uma forma sadia. Através do Ensino por princípios, são trabalhados características que visam a formação e fortalecimento de valores importantes na vida do cidadão.

OBJETIVO •  Estimular e fortalecer a formação de princípios e valores; •  Contribuir para o resgate e fortalecimento da identidade e da autoestima; •  Propiciar o sentimento de pertença das crianças e adolescentes em suas famílias e na comunidade; •  Oportunizar momentos que resgatem a fase de vivência da criança e o adolescente, em condição peculiar de desenvolvimento, de forma criativa, lúdica e cultural;

MISSÃO Oportunizar as crianças e adolescentes, o acesso à convivência comunitária, com a oferta de ferramentas que contribuam para construção de sua cidadania. Viabilizando a autonomia e responsabilidade social, bem como o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

VISÃO Promover qualidade de Vida, para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio da semeadura de Princípios Relacionais.

IMPRENSA

Passeio das crianças do Oásis Amargosa ao Pesque e Pague Vale das Águas
Passeio das crianças do Oásis Amargosa ao Pesque e Pague Vale das Águas 15 de novembro de 2015

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

Saiba mais
Pr.David e Regina Maasbach recebem as crianças na Igreja Batista Palavra Viva The Blessing em Santo Antonio-BA
Pr.David e Regina Maasbach recebem as crianças na Igreja Batista Palavra Viva The Blessing em Santo Antonio-BA 24 de julho de 2015

In a professional context it often happens that private or corporate clients corder a publication to be made and presented with the actual content [...]

Saiba mais

Oásis História de Um Sonho

Tudo começou em um momento de transição nas vidas do Pr Jeremias e Carmen souza, quando estes estavam no processo de regresso do campo missionario.

Depois de 10 anos servindo ao Senhor na Polônia, chega então o momento de retornar. Em meio a muitas possibilidades Deus fez nascer em nossos corações o desejo de começar um projeto no qual nós pudessemos servir as comunidades carentes, neste interim conhecemos um casal de Ingleses Richard e Sylvia Green, que tem uma filha chamada Amanda Luise Green.

Nos não imaginavamos que Amanda tambem tinha um chamado ha muitos anos para trabalhar no Brasil com crianças carentes.

Neste momento então deu-se inicio a um processo de oração que cuminou com o nosso retorno ao Brasil no final de 2005.

Nós, Amanda assim como Richard e Sylvia viemos todos para Curitiba sem saber muito sobre projetos sociais, entao convidamos a Missionaria Nadir que ja tinha experiência nesta area, entao ela veio de  Sorocaba para trabalhar conosco.

Esta etapa foi muito especial pois nos comecamos a orar e buscar ao Senhor por uma direção de como e quando iniciar.

No inicio pensamos em trabalhar com criancas portadoras do virus HIV, soro positivo, mas devido a baixa demanda graças a Deus, mudamos o nosso foco entao para crianças em vulnerabilidade social.

Depois de dias Jejuando e orando, toda essa equipe, Deus nos deu o nome OASIS, que expressava o deseja dos nossos corações assim como o de Deus. O nome OASIS foi escolhido porque significa um lugar de refrigerio e esperança,  onde as crianças pudessem sonhar com um futuro melhor.

Foi um momento  unico mágico, entao em maio de 2007, o OASIS, veio a existir oficialmente

Inicialmente com muito pouco recursos comecavamos uma jornada, apoiando a comunidade Pompeia no tatuquara, onde vivemos muitas situações. Depois, em 2008,  por direção de Deus uma porta se abriu com a igreja memonitas que nos ofereceu um espaco muito bom, e nos pudemos implatar o projeto la,  na comunida carente chamada Bromelia, logo depois deste periodo ja contavamos com mais voluntarios como o Pastor Luis Jorge e Sua esposa Nubia, foi quando tambem convidamos e desafiamos a missionaria Elisaete para vir para Curitiba, que deixando seu trabalho aceitou o desafio de fé para implantar os principios no projeto, tornando-se assim, em 2009, a coordenadora.

Depois de um curto periodo passamos a liderança do trabalho na Bromelia para a igreja o qual deram continuidade agora nao como Oasis e sim como Refugio.

Passamos para o Xaxim, na Elisio Gabardo em 2009, e logo depois chegamos a comunidade Osternak.

Onde passamos por diferentes fases.

Começou muito dificil, mas os voluntarios foram guerreiros e perseveraram.Agora a equipe cresce, chega Cristiane, como pedagoga, cafe, Renato silveira, pra Camila, e muitos outros voluntarios que atuam de forma direta e indireta.

Depois de muita Luta em 2014 ha um momento muito especial, conseguimos emfim um espaco que seria nosso lugar, mesmo que alugado daria a altonomia necessaria.

2014, Oasis recebe seu primeiro filho, de forma extraordinário,  nasce o Oasis de Amargosa, e agora ja temos o segundo filho na Jakarta Indonésia.

Queridos esta e um pouco da historia deste sonho, porem esta estoria continau em aberto, pois muitos haverao de vir, queria desafia-los a nos ajudar na continuidae desta história,  faca parte dela.

DEUS ABENCOE.

Pr Jeremias e “Carmen Souza.

EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS

Educação por Princípios é uma abordagem educacional, uma maneira de ensinar e aprender que coloca a Palavra de Deus no coração de cada matéria e ensina o aluno como pensar e aprender. É um método de educação que: libera o potencial do indivíduo, forma caráter cristão, constrói uma erudição baseada numa cosmovisão cristã e habilita líderes servidores. O processo de ensino e aprendizagem envolve: pesquisa, raciocínio, relacionamento, registro/aplicação.

PRINCÍPIOS TRABALHADOS

INDIVIDUALIDADE

Reconhecimento do indivíduo como um ser único e peculiar, com características específicas que faz dele um ser especial e distinto, e por isso deve ter suas diferenças respeitadas.

MORDOMIA

Ato de exercer responsabilidade pelo coletivo, tendo participação individual de cuidado com ele mesmo e com o ambiente que o cerca.

SEMEAR E COLHER

Efeito de consequência e/ou recompensa resultantes de decisões e atitudes tomadas.

AUTOGOVERNO

Capacidade de dominar os impulsos que possam resultar em atitudes que acarretarão consequências ruins para a vida do indivíduo que as executam, e também desenvolvimento da habilidade para realizar o que é necessário de maneira disciplinada.

CARÁTER

Aquisição de estruturas internas sólidas e consistentes que resultem em posturas éticas e íntegras.

SOBERANIA

Entendimento do conceito de hierarquia.

UNIÃO

Aprender a relacionar-­se bem com o próximo, tratando-o com respeito e dignidade, o que afetará também no trabalho em equipe.

OFICINAS

O Oásis trabalha com oficinas onde além de disponibilizar um ambiente de desenvolvimento social, também proporciona o aprendizado e de abilidades específicas. Conheça o porque de cada Oficina, como funcionam, e que diferença estão fazendo nas vidas das Crianças e Adolescentes do Oásis


Em breve mais informações.

Trabalhando o lado artístico das crianças, ajudando a desenvolver a criatividade, senso crítico, além de trabalhar a cultura da comunidade e expressão da sociedade.   POR QUE? O Grafite é um meio artistico que tem grande destaque em meio aos jovens, chama a atenção para as artes visuais, e ajuda em diversas áreas, proporciona crescimento humano, amplia o território visual, ajuda a entender o mundo em que vivemos, melhora a coordenação motora, desenvolve a atenção, incentiva o gosto por outras disciplinas, desenvolve o pensamento critico, traz a expressão da sociedade em que vivemos.

A disciplina de Artes, quando trabalhada adequadamente, proporciona à criança dispositivos para reagir aos apelos sensoriais e cognitivos que o mundo contemporâneo impõe.

Marilda Oliveira de Oliveira, professora da Universidade Federal de Santa Maria

Graffiti Perceber crianças e adolescentes de forma integral e mobilizar suas capacidades para que possam participar plenamente das culturas, conhecendo, apreciando, criando e pensando sobre a produção humana de seu tempo e de outros tempos. A arte desempenha, portanto, um papel fundamental.   Educador: “Café” Cleverson Paes Pacheco

Pedagoga: Cristiane Lorenzeti Felipe

No projeto Oásis as crianças encontram na musica uma forma de se conhecer, se expressar e aprender a ouvir.   POR QUE? A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócioafetivo, cognitivo e lingüístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. No projeto Oasis as crianças encontram na musica uma forma de se conhecer, se expressar e aprender a ouvir. Temos dinâmicas de grupos, brincadeiras e ensaio de coral. Tudo para promover o crescimento integral de cada criança.

A Oficina de inglês ajuda no aprendizado de uma segunda língua e ainda proporciona ao participante a conhecer diferentes culturas   POR QUE? O inglês está em todo lugar. No nome de lojas e de produtos, nas músicas que tocam nas rádios, nos programas que assistimos na televisão e, claro, na internet… E isso não acontece só no Brasil. O mundo atual, ou pelo menos o mundo ocidental, está conectado por meio da língua inglesa e saber se comunicar nesse idioma pode ser decisivo para a vida. Os cientistas dizem que experiência bilíngue melhora as funções do cérebro como ignorar distrações, mudar o foco e manter informações na mente, das crianças. Falar duas línguas tem benefícios práticos óbvios em um mundo cada vez mais globalizado. Ser bilíngue, ao que parece, torna a criança mais inteligente. Falar mais de um idioma pode ter um efeito profundo em seu cérebro e melhorar as habilidades cognitivas não relacionadas à linguagem

No Oásis, o inglês é uma das oficinas predileta das criança. Elas aprendem se divertindo. Para os adolescentes, as aulas de inglês se tornam mais intensivas, acontecendo duas vezes na semana onde é focado um aprendizado da comunicação verbal e escrita.

Felipe Figueiredo

Educador: Felipe Figueiredo

Em breve.

Recreação no Oásis é o momento de diversão e aprendizagem, com jogos, esportes, dinâmicas e gincanas.   POR QUE? No Oásis a recreação é um momento importante, onde as crianças tem a oportunidade de colocar em prática muitos dos princípios aprendidos nas oficinas. Jogos competitivos ou não, geram diferentes situações de conflitos, assim exercitando e praticando aspectos importantes e os fortalecendo como cidadãos. Em um determinado jogo ou brincadeira, as crianças aprendem a importância de seguir as regras, ser honesto e admitir os erros, trabalhar em equipe, Aprendem a respeitar e aproveitar a individualidade de cada um. Ainda gera ocasiões onde elas tem que lidar de uma forma sadia com vitorias , derrotas, frustrações, superações, dessa forma os preparando para tomarem atitudes responsareis e adequadas quando as mesmas dificuldades forem encontradas no dia a dia.

O Futebol é indiscutivelmente o esporte mais amado do Brasil e agora é a mais nova oficina do Oásis, voltada para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos.   SOBRE O FUTEBOL Futebol é uma atividade que faz muito sucesso entre as crianças e adolescentes, dessa forma formamos uma parceria junto ao time de Futebol Romanos FC para que participantes do time estejam dando oficinas semanais de futebol para as crianças. As crianças vão treinar, aprimorar suas habilidades, jogar muito e se divertir ainda mais, isto alem de apreender fundamentos importantes no esporte como a disciplina, trabalho conjunto, cordeação motora, etc.

Preparação Profissional é um conjunto de oficinas que tem como objetivo preparar melhor os adolescentes para seus estudos e profissões.   POR QUE? Preparação Profissional tem como objetivo guiar os adolescentes a descobrir, alcançar e se desenvolver na área profissional desejada. A oficina funciona com um conjunto de várias matérias que é dada ao longo do ano, desenvolvendo gradualmente diversas labilidades, indo dês do aprendizado de formas eficazes de estudos de acordo com as particularidades de cada um, indo até como crescer dentro da empresa uma vez que empregado, e finalizando como conciliar vida pessoal e profissional com um equilíbrio sadio. Iniciando com os estudos, que é o primeiro passo até chegar a um mercado de trabalho. Em relação aos estudos é desenvolvido um trabalho onde é apresentado diferentes metodologias para um melhor aprendizado, e os participantes são encorajados a descobrir qual a metodologia que funciona melhor com eles de acordo com suas particularidades individuais assim tendo um melhor aproveitamento aprendizado.

Na temática é discutida diversos assuntos para o desenvolvimento da criança na sociedade.   POR QUE? Dentro da temática e desenvolvido diversos assuntos importantes para o aprendizado, desenvolvimento e convívio sadio das crianças e adolescentes na sociedade. Com temas como, saúde, higiene, educação, conservação ambiental, responsabilidades, estudos, etc, as crianças vão aprendendo de uma forma divertida.

OÁSIS EM OUTRAS CIDADES

Curitiba

Saiba mais

Amargosa

No ano de 2015 nasceu o Oásis Amargosa. No início atendia cerca de 30 crianças, mas esse número vem crescendo cada dia mais. Atualmente atende em torno de 60 crianças e a cada ano o número de crianças e famílias sendo tocadas aumenta! Atendemos crianças de 7 a 17 anos, oferecendo oficinas de inglês, temática, devocional, recreação e literatura.

Jequié

No ano de 2016 iniciaram-se as atividades no Oásis de Jequié-BA. Atualmente atende quase 80 crianças de 7 a 14 anos,
oferecendo oficinas de inglês, temática, devocional oficina de matemática, artesanato e recreação.

Saiba mais

Jacarta - Indonésia

Em breve.

Saiba mais

Sua Cidade

Em breve mais informações.

Saiba mais

LIDERANÇA QUEM ESTÁ A FRENTE